quarta-feira, 27 de março de 2013

Ai, ai, os sapatos!


Sempre que adopto um parzinho de sapatos e os trago para casa (qual animal abandonado) me dizem que tenho muitos sapatos (normalmente observação feita pelo homem cá da casa) e eu digo:  totalmente errado!  Qualquer mulher que se preze nunca tem demasiados sapatos, digo isto perante tamanha variedade disponível no Mercado. Uma mulher tem de fazer o que consegue e tentar, no mínimo, ter um de cada.
A já diversificada (para não dizer infinita) lista de tipos de sapatos parece crescer de dia para dia, tal como a criatividade dos seus designers. Foi por isso que resolvi deixar-vos hoje com um post que é quase uma biblia para qualquer mulher e uma breve elucidação para todos os homens.
Afinal de contas, os homens também têm botas, ténis, sapatos clássicos, chinelos, e... bem, e mais nada, parece que afinal é só mesmo isto.
Fica o desafio para as mulheres: quais destes sapatos tem (ou quer ter) no seu armário?

Ankle Straps (presilha no tornozelo)
Um sapato "ankle strap" é, um sapato que tem uma ou mais presilhas que prendem à volta do tornozelo. Há ainda uma variante cujas tiras não só envolvem o tornozelo como parte da perna.

Sabrinas
Os sapatos femininos mais confortáveis  Inspirados no ballet, não têm salto, são flexíveis e confortáveis e têm diferentes formas à frente (em bico, redondos ou mesmo peep toes).

Kitten Heels
Sapatos de salto fino e baixo. Normalmente têm cerca de 2 ou 3 centímetros e são bastante confortáveis.
A característica distintiva do sapato Mary Jane é a tira horizontal sobre o peito do pé e que liga à volta do tornozelo mas, ao longo da história, tem sofrido algumas alterações e adaptações.


Mary Janes
A característica distintiva do sapato Mary Jane é a tira horizontal sobre o peito do pé e que liga à volta do tornozelo mas, ao longo da história, tem sofrido algumas alterações e adaptações.




Mules
As mules são sapatos fechados à frente e completamente abertos atrás. Fáceis de calçar, há mules tanto de salto altos como de salto baixo.




Pumps
Sapatos fechados que parecem "insuflados" à frente. Normalmente têm uma pequena plataforma que fica escondida na parte frontal dos sapatos. Este "truque" torna estes sapatos exageradamente altos mais fáceis de utilizar.


Peep Toes
O sapato "peep toe" apresenta uma pequena abertura na parte frontal, deixando ver os dedos da frente. Há vários tipos de sapatos peep-toes, tanto de salto alto como sabrinas.


Sapatos Plataforma
Estes sapatos têm uma plataforma que permite aumentar a altura de todo o sapato sem prejudicar a sua utilização. A sua utilização é combinada tanto com saltos altos como em cunhas o que transforma uns sapatos de salto nuns saltos altíssimos possíveis de utilizar no dia-a-dia!


Cunhas
A cunha é um tipo de sapato que permite que todas as mulheres possam utilizar saltos altos de forma confortável. Com um salto fechado que abrange toda a base do sapato, encontramo-los muitas vezes combinados com plataformas para um acréscimo adicional à altura!


Sandálias
Talvez o tipo de sapato mais conhecido e mais apreciado tanto por homens como por mulheres. Sapatos totalmente abertos, que deixam o pé bem descoberto e que evidenciam o próprio pé. Há de vários formatos e alturas e são bastante apreciadas para festas, devidamente adornadas com brilhantes, laços e tiras de cetim, por exemplo.

Sling-backs
Sapatos que podem ser de salto ou sabrinas mas que têm a particularidade de ter o calcanhar à mostra, apenas com uma pequena presilha a segurar por cima do calcanhar. Há ainda elegantes combinações de sapatos que resultam de combinações entre Sling-back com peep toe e pumps.


Stiletto
Sem dúvida os sapatos mais femininos de sempre! Saltos altos agulha combinados com um sapato fechado e pontiagudo. Qualquer perna fica sem dúvida maravilhosa com uns destes!



Mocassim
O sapato que não faz de todo o meu género nem anseio comprar, acho-os demasiados masculinos  e sem grande charme, são no entanto confortáveis e apreciados por algumas mulheres.


Oxford
O sapato Oxford, por seu lado, embora extremamente masculino, já apresenta um charme que acho irresistível. Inspirado nos sapatos que os estudantes da Universidade de Oxford, em Inglaterra, usavam por volta do século XVII, são sinónimo de conservadorismo, tradicionalismo e elegância mas também de alguma irreverência e jovialidade. 



And last but not least...




D'Orsey: Sapatos abertos lateralmente e que revelam o arco do pé. Estes são a especialidade do criador Manolo Blahnik! Adoro, adoro...






Espero que vos seja útil esta pequena bíblia porque há muitos mais tipos de sapatos. Para não esquecer que só falámos de sapatos! Há ainda botas, botins e afins.
AH, e eu já vos disse que:

Sem comentários:

Enviar um comentário