sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Birkin by Hermès, um sonho de…mala

A mala Birkin é uma mala da marca francesa Hermès, feita à mão em couro cujo nome é uma homenagem à actriz e cantora Jane Birkin. Esta mala é um símbolo de riqueza, devido ao seu elevado preço e exclusividade.
Jane Birkin, 1985



O preço de uma Birkin ronda os 5500 euros para os estilos básicos de couro e aumentam de acordo com os materiais utilizados. São distribuidas para lojas Hermès em horários imprevisíveis e em quantidades limitadas, criando escassez e por sua vez, exclusividade.

História


Em 1981, o presidente-executivo da Hermès, Jean-Louis Dumas estava sentado ao lado de Jane Birkin num avião de Paris para Londres. Quando ela colocou a sua mala no compartimento de bagagem o conteúdo da mala caiu e espalhou-se pelo chão. Birkin explicou a Dumas o quanto é difícil encontrar um saco de fim-de-semana de couro do qual se goste e explicou-lhe todas as características que para ela são importantes numa mala de senhora. Em 1984, ele criou uma mala preta de couro flexível para ela, baseado num design de 1892. 




As malas Birkin são vendidas numa gama de tamanhos. Cada uma pode ser feita na hora com diferentes cores, materiais e acessórios de hardware escolhidos pelo cliente. Há outras opções individuais, tais como os diamantes incrustados.

· O saco é forrado com pele de cabra. A cor do interior coincide com o exterior.

· Os tamanhos são 25, 30, 35 e 40 centímetros. Os tamanhos 50 e 55 centímetros são feitos para viajar.


· O hardware metálico (a fechadura, chaves, hardware fivela, e base) é banhado com ouro ou paládio para evitar manchas. O bloqueio de metal pode ser coberto com couro como uma opção personalizada.


Manufactura


Os sacos são feitos à mão em França por artesãos especializados. A costura da empresa sela assinatura, desenvolvida em 1800, é outra característica distintiva.

Cada mala é costurada à mão, lustrada, pintada e polida, e demora vários dias para terminar. Uma mala em média é criado em 48 horas. Os couros são obtidos de diferentes curtidores em França, resultando em diferentes odores e texturas.

Sem comentários:

Enviar um comentário